terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Sobre a São Silvestre e suas verdades

O mundo muda com o seu exemplo, não com a sua opinião.

Aos amigos não corredores:

1- São Silvestre não é maratona; Maratona é o nome da corrida pedestre com distância oficial de 42.195m (42,1Km).
2- São Silvestre tem apenas 15Km, com largada às 09h00. A São Silvestre já teve outras distâncias, como 8,8 / 5,5 e 6,2km, até que os 15km foram oficializados em 1991. A sua largada, sempre no dia 31, também variou bastante: originalmente ocorreu à meia noite, mas já ocorreu às 17h e às 15h.
3- A São Silvestre aconteceu todos os anos desde 1925, incluindo durante a Revolução Constitucional de 32 e Segunda Guerra Mundial, e esta será a sua nonagésima primeira edição.
4- A Corrida Internacional de São Silvestre já foi mais internacional do que é hoje em dia. Inicialmente criada apenas para brasileiros, em 1945 tornou-se internacional. Emil Zatopek, o herói tcheco chamado de "A Locomotiva Humana", já esteve fazendo suas caretas pra cá. Muitos africanos também conquistaram o pódio da prova mas, hoje em dia, ela está bem desprestigiada no cenário internacional.
5- Graças à emissora da família Marinho e outras desorganizações locais, a São Silvestre tornou-se um evento comercial, com muita festa e pouca corrida. Nada contra quem curte uma fantasia, mas eu gosto mesmo é da performance e realmente acredito que é possível unir os dois perfis, basta vontade da organização e um pouco de investimento.
6- Cerca de 30.000 pessoas fazem o percurso. Um número menor paga o alto valor de inscrição para a prova. Um número ainda menor são os atletas, profissionais ou amadores, que correm o percurso.
7- São Silvestre não é a única corrida do país. Meu calendário de provas está (... não tanto quanto gostaria) cheia de boas provas que valem a pena conferir, seja participando, seja prestigiando. Aliás, é muito comum a presença do público em corridas internacionais...

Pros amigos da corrida:

Ter conhecimento de umas e outras dessas informações não fará de você uma pessoa melhor. Mas compartilhá-las com que não as tem, talvez o faça. 

Muitos, como foi o meu caso, ainda começam a correr por causa da São Silvestre. Por mais veterano que você seja, por mais profissional que seja o seu caso e, por mais decadente que esteja a mais famosa corrida do cenário nacional, a corrida do Santo ainda merece um carinho especial. 

Que nossas críticas e pleitos recaiam corretamente sobre quem as merece.

Foto: 89ª Corrida Internacional de São Silvestre (31.12.2013)




Nenhum comentário:

Postar um comentário